Sobre nós
Em 1968 surge a Associação de Patinagem de Aveiro. Sob a égide do Eng. Manuel Bóia constituiu-se uma comissão organizadora em que participam ainda o Dr. Maia Seco, Artur Lobo, José Leandro, Nuno Greno e Mário Fonseca. Inicialmente promovendo ações de propaganda e torneios, rapidamente desenvolveu provas competitivas nos diversos escalões. O sucesso de fomento da modalidade e o entusiasmo associativo nos primeiros anos da década de 70 são demonstrados em texto publicado pelo ex-presidente da APA numa publicação pessoal de 1988.
Em 1975 dois fatores motivaram o desaparecimento da APA: a instabilidade política e social de então, que conduziu, especificamente, a nível governamental ao anúncio para extinção dos distritos administrativos; e o diferendo jurisdicional provocado pela recusa da Associação Académica de Espinho em se filiar na Associação de Patinagem de Aveiro.
Em 1986 um grupo de importantes entusiastas da modalidade faz renascer a Associação de Patinagem de Aveiro. Com um forte empenho de personalidades de Oliveira de Azeméis é definida a sua sede na mesma cidade. A direção, presidida pelo Dr. António Rodrigues, bem como Casimiro de Almeida, António Costeira e J. Paulo Rosmaninho ( entre outros), assumem com muita determinação e coragem a realização de campeonatos competitivos oficiais nos diversos escalões.
A realização de provas internacionais na sua área de jurisdição tem sido um facto presente, com um Campeonato do Mundo e dois europeus de hóquei em patins, para além de outras provas.
Em funcionamento contínuo desde 1986 o crescimento tem sido exponencial com forte incidência na patinagem artística e de velocidade, tornando a Associação de Patinagem de Aveiro na terceira maior Associação do País.
Órgãos Sociais
2024 - 2028
Assembleia Geral
Fernando Ricardo Gomes de Oliveira Bastos
Alcino Pereira Teixeira
Nuno Miguel Soares de Jesus
Direção
Dinis Manuel da Costa e Silva
Sérgio Filomeno Nunes da Silva Araújo
Maria dos Anjos da Silva Oliveira
Hugo Fernando Silva Guerra
Celso Manuel Ramos Mota
Conselho Fiscal
Ilídio Barbosa Silva
Edmundo Paiva Loio
Catarina Maria da Silva Pereira
Conselho de Arbitragem
Luis Filipe da Cruz Barreto
Jorge Manuel Gonçalves Branco
Filipa Ramos Carvalho de Oliveira
Conselho Técnico
João Manuel Martinho Abreu
Hélder José Vieira Ferreira
Maria Celina de Morais Silva
Conselho de Disciplina
Carlos Manuel Afonso de Bastos Oliveira
Carlos Miguel Pinho Lopes de Almeida
Paulo Fernando Soares da Costa Monteiro
Conselho de Justiça
Ricardo Jorge de Pinho Tavares
Pedro Luís Paiva Dias